Igreja da Enseada de Brito

É sem dúvida um dos mais antigos lugares e uma das mais antigas paróquias de Santa Catarina. Foi elevada à categoria de igreja paroquial no dia 13 de maio de 1750, criada no período colonial e imperial.

Gruta Nossa Senhora de Fátima

Foi rezado o 1º terço em 23 de fevereiro de 1958. Na mesma década foi idealizada a imagem de Nossa Senhora de Fátima e os 3 pastorezinhos.

Dinossauro

Escultura de cimento tela de ferro armado, feito por Walmir Valmor Schindew natural de Palhoça (Aririú) com objetivo de um parque Pré-Histórico - 1.984.

Praia Parque Clube

Este empreendimento localiza-se na praia do Tomé (Barra do Aririú) aberto a grandes eventos com boa capacidade.

Parque Ecológico

Parque Ecológico Natalina Martins da Luz, Patrimônio da União que a Prefeitura Municipal de Palhoça tem, um comodato para uso. Berçário ecológico e a única ligação da sede do município com o mar e mangue.

Marisqueiras

O município de Palhoça é um dos maiores produtores de mariscos e ostras do estado de SC. Nossas águas são propicias para o cultivo deste molusco.

Précio Centenário

O prédio no estilo colonial português foi construído por Antônio de Castro Gandra, teve início em 1894 e concluído em fins de julho de 1895. Em 22 de agosto de 1895 foi inaugurado solenemente e à noite houve um grande baile para comemorar o evento.

Ponte Pênsil

A ponte pênsil é um atrativo que nos leva ao passado. A ponte fica localizada na Guarda do Cubatão.

Mangues

Palhoça possui um dos maiores mangues de toda a América do Sul. O mangue ou manguezal é a vegetação alagadiça dos litorais quentes e das zonas pantanosas.

Igrejas Históricas

Existem algumas igrejas Históricas no município de Palhoça como: Igreja Católica no centro de Palhoça, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Enseada de Brito, entre outras.

Rio e Cachoeiras do Maciambú

Localizada no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a bacia do Maciambú, mantém-se dentro dos limites do parque desde a sua nascente até a sua foz. Passando por uma trilha de 1.000 metros, pode-se observar a fauna e a vegetação do Parque, piscinas naturais de águas verdes, quedas d'água e algumas ruínas.

Cachoeiras

Há diversas cachoeiras e corredeiras no Município de Palhoça, porém as principais são: cachoeira do Pontal que desce a montanha do Cambirela, cachoeira do Araçá que deságua no Rio Cubatão, cachoeiras do Maciambú, que descem os montes do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e a cachoeira do Sertão do Campo.

Praia Guarda do Embaú

Segundo pessoas antigas da Guarda do Embaú, um tesouro teria sido enterrado na localidade por capitão de um navio perseguido por piratas. O tesouro estaria na estrada de Camboatá “guardado em baú”.

Praia da Pinheira

A Praia da Pinheira é uma das praias mais frequentadas de Palhoça, recebendo grande fluxo de turistas de outros estados. Localizada numa enseada a 35km do centro do município e a 48km de Florianópolis. É dividida em duas praias: Praia de Baixo e Praia de Cima, situadas em oposição uma a outra.

Praia Ponta dos Papagaios

O nome, segundo depoimento dos moradores mais antigos, originou-se porque antigamente o local era um viveiro natural de pássaros, entre eles vários papagaios.

Praia do Sonho

A Praia do Sonho é a única praia com duas frentes para o mar (norte e leste), com opção de banhos em águas calmas e mar groso, distante 34km do centro de Palhoça, preferida por aqueles que procuram paz e sossego.

Pedras Altas (naturismo)

Num lugar pequeno, paradisíaco e de difícil acesso fica a segunda praia reconhecida como reduto naturista em Santa Catarina – Pedras Altas.

Enseada de Brito

O único Distrito do município onde predomina a cultura açoriana através de seus casarios centenários e a maricultura como grande atrativo gastronômico.

Praia de Fora

Perto do morro mais alto do município - Cambirela estão as praias do Cedro, Pontal e Marivone, João Vieira que parecem receber a proteção do grande morro. Assim é a Praia de Fora, com águas limpas e tranquilas e largas faixas de areia, propiciando a prática de esportes.

Praia do Tomé

A fartura do pescado e uma rica fauna somada a uma bela vista, fez com que o então navegador Tomé de Souza fixasse residência nesse local, sendo que a praia leva seu nome até hoje.

Ilhas

As principais ilhas do município são: Ilha do Largo, Ilha dos Papagaios, Ilha Três Irmãs, Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba, Ilha do Coral e Ilha dos Moleques.

Morro da Pedra Branca

Localizado a 6 km do centro de Palhoça o Morro da Pedra Branca possui magnífica vegetação de mata nativa, com belas trilhas que conduzem ao topo. Do alto dos seus 500 m é possível avistar os municípios vizinhos.

Bromélias e Orquídeas

Bromélias de todos os tipos encantam os caminhantes e dividem o espaço com orquídeas, caetés, jacatirões e alguns raros palmiteiros na mata regenerada. Com a altitude, a floresta fechada cede espaço para a vegetação rasteira.