SETEMBRO AMARELO – MÊS DA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO

SETEMBRO AMARELO – MÊS DA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO Jony Alberto Correia - Coordenador CAPS-AD

Na Sessão Ordinária desta terça-feira, 26 de setembro, o Coordenador do CAPS-AD de Palhoça, Jony Alberto Correia apresentou a campanha do SETEMBRO AMARELO para a prevenção do suicídio. O lema deste ano é “Falar é a melhor solução”. O convite foi elaborado pelo Vereador Rosiney de Souza Horácio (PSD), que elogiou o trabalho de Jony na Secretaria de Saúde.

Jony apresentou um vídeo e depois apresentou estatísticas sobre o suicídio no Brasil e no mundo. Considerado um problema de saúde pública, ele deve ser tratado como tal, e a prevenção é a melhor estratégia. Anualmente, morrem 800 mil pessoas em todo o mundo, enquanto no Brasil 11 mil pessoas tiram a própria vida. O suicídio é a segunda maior causa de mortes entre jovens de 18 a 29 anos em todo o mundo. De acordo com Jony, a região Sul tem uma incidência de suicídios maior do que a média nacional, concentrando 23% dos casos, em uma população que representa 14% da brasileira. Santa Catarina é o segundo Estado em casos de suicídio, contabilizando 2.990 casos em 2016.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) lançou a frase “Falar é a melhor solução”, porque é preciso quebrar tabus para enfrentar o problema. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados, mas para fazê-lo é preciso difundir informação e conhecimento. Por isso, é preciso falar.

Jony falou sobre o trabalho de prevenção realizado em Palhoça, chamou a atenção de todos para a gravidade do problema e respondeu aos questionamentos de vários Vereadores. Ao final, fez o convite para o evento organizado pela Secretaria de Saúde de Palhoça, no dia 29/07, com o tema da “Prevenção do Suicídio”. Abaixo mais detalhes:

“EVENTO DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO”

Data: 29/09/17 (sexta feira)

Período: Das 9h às 15h

Local: Praça 07 de Setembro (Palhoça)

Programação: Bazar, Estação Saúde, Acolhimento Itinerante, Roda de conversa

UM EVENTO DA SECRETARIA DE SAÚDE DE PALHOÇA

Protocolos desta Publicação:Criado em: 28/09/2017 - 15:42:44 por: Barbara Müller dos Santos - Alterado em: 29/09/2017 - 15:25:39 por: Barbara Müller dos Santos

Licitações: decreto que atualiza valores das compras públicas começa a valer a partir de amanhã

A atualização dos valores das licitações, passa a valer a partir desta quinta-feira, 19 de julho. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra que o Decreto 9.412/2018 , publicado no dia 19 de junho, é resultado de extensa articulação da entidade para que o Executivo publicasse a medida. O movimento municipalista destaca ainda que continuará mobilizado para que o Congresso Nacional aprove a nova Lei de...

Fala Vereador: Ailson Velho

Confira a série de entrevistas produzidas pela TV Câmara Palhoça. Com a palavra, o Vereador Ailson Velho (Progressistas/PP).

Câmara homenageia HAVAN por campanha Troco Solidário

Proposta pelo Vereador Maurício Roque da Silva (MDB), Moção de Parabenização reconhece a importância de inciativas como as da loja Havan, que por meio da campanha Troco Solidário já arrecadou mais de R$14 milhões de reais para programas sociais.

Vereadora Soraya pede curso superior no Sul

A Vereadora Soraya Limaco (PSB) usou a Tribuna para destacar o sucesso do curso de Tecnólogo em Turismo oferecido pela FMP no sul de Palhoça. Com 80% dos alunos formados em sua primeira turma, o curso foi um sucesso e deu perspectiva de vida a muitos moradores da região. A Vereadora pediu que se renove a iniciativa, dando a oportunidade de estudar a mais moradores da região Sul.

Vereador Ailson Velho toma posse na Câmara

Vereador Ailson Francisco Velho (Ailson Velho/Progressistas), suplente do Vereador Arlindo Moraes, tomou posse na Sessão Ordinária desta segunda-feira (02). Em discurso, agradeceu aos familiares, amigos e a todos que contribuíram em sua trajetória até aqui.