SETEMBRO AMARELO – MÊS DA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO

SETEMBRO AMARELO – MÊS DA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO Jony Alberto Correia - Coordenador CAPS-AD

Na Sessão Ordinária desta terça-feira, 26 de setembro, o Coordenador do CAPS-AD de Palhoça, Jony Alberto Correia apresentou a campanha do SETEMBRO AMARELO para a prevenção do suicídio. O lema deste ano é “Falar é a melhor solução”. O convite foi elaborado pelo Vereador Rosiney de Souza Horácio (PSD), que elogiou o trabalho de Jony na Secretaria de Saúde.

Jony apresentou um vídeo e depois apresentou estatísticas sobre o suicídio no Brasil e no mundo. Considerado um problema de saúde pública, ele deve ser tratado como tal, e a prevenção é a melhor estratégia. Anualmente, morrem 800 mil pessoas em todo o mundo, enquanto no Brasil 11 mil pessoas tiram a própria vida. O suicídio é a segunda maior causa de mortes entre jovens de 18 a 29 anos em todo o mundo. De acordo com Jony, a região Sul tem uma incidência de suicídios maior do que a média nacional, concentrando 23% dos casos, em uma população que representa 14% da brasileira. Santa Catarina é o segundo Estado em casos de suicídio, contabilizando 2.990 casos em 2016.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) lançou a frase “Falar é a melhor solução”, porque é preciso quebrar tabus para enfrentar o problema. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados, mas para fazê-lo é preciso difundir informação e conhecimento. Por isso, é preciso falar.

Jony falou sobre o trabalho de prevenção realizado em Palhoça, chamou a atenção de todos para a gravidade do problema e respondeu aos questionamentos de vários Vereadores. Ao final, fez o convite para o evento organizado pela Secretaria de Saúde de Palhoça, no dia 29/07, com o tema da “Prevenção do Suicídio”. Abaixo mais detalhes:

“EVENTO DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO”

Data: 29/09/17 (sexta feira)

Período: Das 9h às 15h

Local: Praça 07 de Setembro (Palhoça)

Programação: Bazar, Estação Saúde, Acolhimento Itinerante, Roda de conversa

UM EVENTO DA SECRETARIA DE SAÚDE DE PALHOÇA

Outubro Rosa: Entrevista com Maria Júlia Scotti

A funcionária pública Maria Júlia Scotti enfrentou o câncer de mama com muita garra. "Faltou chão. Eu chorei tudo que podia chorar naquele dia. Depois eu falei, não vou chorar mais. Não é um câncer que vai me derrubar".