Outubro Rosa: Conheça as ações da Secretaria de Saúde de Palhoça para este ano

Outubro Rosa: Conheça as ações da Secretaria de Saúde de Palhoça para este ano Ângela Luzia Neis - Coordenadora da Saúde da Mulher

Na Sessão Ordinária desta terça-feira, 3 de outubro, a Enfermeira Ângela Luzia Neis, Coordenadora da Saúde da Mulher, veio à Tribuna para relatar as ações preparadas pela Secretaria de Saúde de Palhoça para o Outubro Rosa. A Prefeitura está focando na prevenção e importância do diagnóstico precoce do Câncer de Mama, com a realização do autoexame anualmente, além de exames complementares como mamografia, nos casos específicos. Entre os principais objetivos da Secretaria estão:

• Promover a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero.
  • Sensibilizar a população de que é possível evitar grande parte dos tumores com mudanças no estilo de vida.
  •  Alertar que, com a detecção precoce e o tratamento correto, a probabilidade de cura do câncer aumenta significativamente.

Para o dia 27 de outubro será realizado o chamado “DIA D” da campanha organizada pela Prefeitura:

DIA D - Data: 27/10/2017.

Horário: 08:00 as 17:00 horas.

Local: todas as Unidades de Saúde.

Serviços Oferecidos:

* Coleta de Exame Preventivo do Colo de Útero;

* Solicitação de Mamografias;

* Exame Clínico das Mamas;

* Teste Rápido de sífilis e hepatites;

* Consultas médicas, de enfermagem e odontológicas;

* Vacinas;

* Campanha “Troque um lenço ou cabelo por um laço”.

Vários Vereadores fizeram uso da palavra para parabenizar a Secretaria de Saúde, fazer questionamentos sobre a capacidade de atender à demanda por mamografias e destacar a importância da prevenção para diminuir a taxa de mortalidade por câncer.

Outubro Rosa: Entrevista com Maria Júlia Scotti

A funcionária pública Maria Júlia Scotti enfrentou o câncer de mama com muita garra. "Faltou chão. Eu chorei tudo que podia chorar naquele dia. Depois eu falei, não vou chorar mais. Não é um câncer que vai me derrubar".