Contorno Viário: Pitanta relata debate na ALESC

Contorno Viário: Pitanta relata debate na ALESC Pitanta defende suspensão de pedágio até conclusão da obra do Contorno Viário
Na Sessão Ordinária desta terça-feira, 7 de novembro, o Vereador Nirdo Artur Luz (Pitanta/DEM) usou a Tribuna para relatar a participação dele e dos Vereadores João Carlos Amândio (Bala/PSD) e Luciano Pereira (PSB) no debate sobre o trânsito das marginais e Contorno Viário da BR-101, que ocorreu na Assembleia Legislativa na manhã desta segunda-feira. Além do Diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Jorge Bastos, e de representantes da Autopista Litoral Sul, empresa concessionária do trecho da rodovia em SC, estavam presentes deputados e políticos dos municípios da Grande Florianópolis.

Pitanta destacou os atrasos na conclusão do contorno viário, prorrogada para 2020, sugerindo a suspensão da cobrança do pedágio enquanto a obra não fique pronta. O congestionamento diário enfrentado pela população de Palhoça e municípios vizinhos está insustentável, e o tráfego nas marginais e dentro das cidades chegou ao limite, pois muitos motoristas saem da BR para tentar caminhos alternativos.

O Vereador Luciano Pereira complementou que a empresa concessionária não estipula metas específicas com prazo determinado, destacando que a  construção de uma terceira pista ajudaria a diminuir o caos no trânsito. Bala parabenizou a atuação de Pitanta no tema e também enfatizou a importância da construção da terceira pista.

Na reunião, Jorge Bastos afirmou que, ainda que seja favorável aos pleitos, uma decisão final sobre a questão depende de uma comissão estabelecida pela ANTT, com representantes da concessionária, usuários e autoridades locais. Bastos afirmou ainda que as obras estão aceleradas e não há como aplicar penalidades. "Se a obra não estiver andando, podemos penalizar os responsáveis, mas estamos fiscalizando e ela segue em ritmo acelerado. A realidade é que dependemos de licenciamentos”, complementou.

O Coordenador do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes), Jaime Ziliotto, afirmou que a conclusão da obra do contorno viário é vista como prioritária para solucionar os problemas do tráfego na região.

Além dos Vereadores e do Prefeito Camilo Martins (PSD), estavam presentes os Deputados Federais João Paulo Kleinubing (PSD) e Esperidião Amin (PP); os Deputados Estaduais João Amin (PP), Mário Marcondes (PSDB) e Altair Silva (PP).

Segurança Pública e Cemitério Municipal são destaques na Tribuna

O Vereador João Carlos Amândio (Bala/PSD) usou a tribuna para denunciar os vários pontos abandonados na Ponte do Imaruim, concentrando moradores de rua e usuários de droga. Já o Vereador Jean Henrique Dias Carneiro (Jean Negão/PP) denunciou as más condições em que se encontra o Cemitério Municipal.

Câmara terá duas Extraordinárias em fevereiro

Durante o mês de fevereiro, extraordinariamente, serão realizadas duas Sessões na quarta-feira. A primeira será hoje, 07 de fevereiro, a partir das 17 horas. A próxima será realizada na quarta-feria dia 21 de fevereiro, também com início às 17 horas.

Câmara realizará Sessão Extraordinária no dia 25 de Janeiro

Na próxima quinta-feira, 25 de janeiro, às 17 horas, a Câmara Municipal de Palhoça realizará uma Sessão Extraordinária. A solicitação foi feita pelo Prefeito Camilo Martins, para que os Vereadores analisem e votem diversos projetos de lei que demandam certa urgência e precisam ser apreciados antes do fim do recesso Legislativo, especialmente a aprovação de parcerias com creches.

Comunicado - Recesso Legislativo

21 de dezembro - 03 de janeiro - Recesso