100%

Contorno Viário: Pitanta relata debate na ALESC

Contorno Viário: Pitanta relata debate na ALESC Pitanta defende suspensão de pedágio até conclusão da obra do Contorno Viário
Na Sessão Ordinária desta terça-feira, 7 de novembro, o Vereador Nirdo Artur Luz (Pitanta/DEM) usou a Tribuna para relatar a participação dele e dos Vereadores João Carlos Amândio (Bala/PSD) e Luciano Pereira (PSB) no debate sobre o trânsito das marginais e Contorno Viário da BR-101, que ocorreu na Assembleia Legislativa na manhã desta segunda-feira. Além do Diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Jorge Bastos, e de representantes da Autopista Litoral Sul, empresa concessionária do trecho da rodovia em SC, estavam presentes deputados e políticos dos municípios da Grande Florianópolis.

Pitanta destacou os atrasos na conclusão do contorno viário, prorrogada para 2020, sugerindo a suspensão da cobrança do pedágio enquanto a obra não fique pronta. O congestionamento diário enfrentado pela população de Palhoça e municípios vizinhos está insustentável, e o tráfego nas marginais e dentro das cidades chegou ao limite, pois muitos motoristas saem da BR para tentar caminhos alternativos.

O Vereador Luciano Pereira complementou que a empresa concessionária não estipula metas específicas com prazo determinado, destacando que a  construção de uma terceira pista ajudaria a diminuir o caos no trânsito. Bala parabenizou a atuação de Pitanta no tema e também enfatizou a importância da construção da terceira pista.

Na reunião, Jorge Bastos afirmou que, ainda que seja favorável aos pleitos, uma decisão final sobre a questão depende de uma comissão estabelecida pela ANTT, com representantes da concessionária, usuários e autoridades locais. Bastos afirmou ainda que as obras estão aceleradas e não há como aplicar penalidades. "Se a obra não estiver andando, podemos penalizar os responsáveis, mas estamos fiscalizando e ela segue em ritmo acelerado. A realidade é que dependemos de licenciamentos”, complementou.

O Coordenador do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes), Jaime Ziliotto, afirmou que a conclusão da obra do contorno viário é vista como prioritária para solucionar os problemas do tráfego na região.

Além dos Vereadores e do Prefeito Camilo Martins (PSD), estavam presentes os Deputados Federais João Paulo Kleinubing (PSD) e Esperidião Amin (PP); os Deputados Estaduais João Amin (PP), Mário Marcondes (PSDB) e Altair Silva (PP).
 
Assista pela TV Câmara Palhoça:


 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 08/11/2017 - 15:19:36 por: Barbara Müller dos Santos - Alterado em: 09/11/2017 - 14:21:14 por: Barbara Müller dos Santos

Notícias

SUDERF apresenta projeto de Transporte Coletivo Metropolitano na Câmara
SUDERF apresenta projeto de Transporte Coletivo Metropolitano na Câmara

Célio Sztoltz, Diretor Técnico da SUDERF (Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis), apresentou o projeto para instituição do Transporte Coletivo Metropolitano nas 9 cidades da Grande Florianópolis. Os Vereadores apresentaram dúvidas e questionaram a viabilidade do projeto, considerando os graves problemas de mobilidade da região.

Sargento Marquinhos e Reginaldo da Saúde tomam posse
Sargento Marquinhos e Reginaldo da Saúde tomam posse

Vereador Marcos André Barbosa (Sargento Marquinhos/PSB) e Vereador Reginaldo da Silva (Reginaldo da Saúde/Progressistas) tomaram posse durante a Sessão Ordinária da Câmara. Os Vereadores são suplentes, respectivamente, do Vereador Quintino e do Vereador Moraes, que assumiram Secretarias no Poder Executivo Municipal.