APA do Entorno Costeiro: Comissão Parlamentar reúne-se no Plenário da Câmara

APA do Entorno Costeiro: Comissão Parlamentar reúne-se no Plenário da Câmara Reunião Comissão Parlamentar - APA entorno Costeiro
Na tarde desta terça-feira (03), foi realizada reunião da Comissão Especial Parlamentar que trata da APA do Entorno Costeiro. O Vereador Jean Henrique Dias Carneiro (Jean Negão/PP) explicou aos demais membros da Comissão, assessores e convidados, os últimos desdobramentos do tema e os próximos passos a serem tomados.

Jean Negão, em explanação resumida, esclareceu que foram identificados problemas nos artigos 18 e 28 da Lei 14.661/2009 e nos artigos 2º, 3º, 6º, 10 e 22 do Decreto Executivo n. 3.159/2010. Foi elaborado um requerimento ao Presidente da Assembleia Legislativa, para que se promova a sustação dos referidos artigos.

Dentre outras medidas discutidas, o Vereador enfatizou a importância de reunir os Chefes dos Poderes Executivo e Legislativo de Palhoça, Garopaba e Paulo Lopes, cidades abrangidas pela APA, para discutir o tema e propor a formação de um Conselho Deliberativo, para futuramente formar um Conselho de Gestão da APA do Entorno Costeiro. Atualmente, por conta dos artigos irregulares acima citados, os governos municipais ficaram excluídos da gestão dessa Área de Preservação Ambiental, comprometendo o desenvolvimento sustentável dessas cidades.

O Vereador também propôs a contratação de um Consultor Técnico Ambiental, para realizar palestra sobre a formação de um Conselho Deliberativo na Unidade de Conservação Ambiental e sobre os meios necessários para a elaboração de um Plano de Manejo. Para o Vereador, é inadmissível a elaboração de um Plano Diretor Municipal sem um prévio Plano de Manejo para a região da APA. O Vereador também citou o Plano de Manejo da cidade de Guaratuba, no Paraná, como modelo a ser seguido por Palhoça.

Tribuna: Desbravadores de Palhoça

Maria Moraes, representante do Grupo Desbravadores de Palhoça, agradeceu a aprovação do Dia Municipal dos Desbravadores, comemorado no dia 10 de abril.

Tribuna: Cláudio Monteiro – Mobilidade Urbana

Secretário Municipal de Segurança Pública, Cláudio Monteiro, participou da Sessão Ordinária, por solicitação do Vereador Jean Henrique Dias Carneiro, para tratar dos constantes congestionamentos na cidade e discutir medidas para melhorar a mobilidade urbana em Palhoça.

Tribuna: “Biblioteca FICA”

Representantes de Entidades Educacionais e de Estudantes usam a Tribuna para pedir a permanência da Biblioteca Pública Municipal no Centro de Palhoça, mais acessível a todos os estudantes e cidadãos. Está prevista mudança da sede da biblioteca para a FMP.

APA do Entorno Costeiro: Comissão Parlamentar reúne-se no Plenário da Câmara

Sessão Solene: Centenário Governador Ivo Silveira

Na noite desta segunda-feira (03), foi realizada Sessão Solene em homenagem ao centenário de nascimento do Governador Ivo Silveira. Palhocense ilustre, Ivo nasceu no dia 26 de março de 1918. Um dos grandes políticos que fizeram a história de Santa Catarina, faleceu aos 89 anos, em 02 de agosto de 2007.

Secretários Municipais esclarecem PPP para Iluminação Pública

A pedido do Vereador Luciano Pereira (PSB), o Secretário Adelino Machado (Keka) e o Secretário Eduardo Freccia participaram da Sessão de segunda-feira para esclarecer projeto de Parceria Público-Privada que a Prefeitura planeja implantar para o sistema de Iluminação Pública Municipal.

Tribuna: Vereador Bala protesta contra Autopista Litoral Sul

Vereador João Carlos Amândio (Bala/PSD) usou a Tribuna para protestar contra a colocação de cerca de arame farpado na margem da BR-101. Bala mencionou também o descaso com que o Município de Palhoça é tratado pela empresa concessionária da BR-101.