APA do Entorno Costeiro: Comissão Parlamentar reúne-se no Plenário da Câmara

APA do Entorno Costeiro: Comissão Parlamentar reúne-se no Plenário da Câmara Reunião Comissão Parlamentar - APA entorno Costeiro
Na tarde desta terça-feira (03), foi realizada reunião da Comissão Especial Parlamentar que trata da APA do Entorno Costeiro. O Vereador Jean Henrique Dias Carneiro (Jean Negão/PP) explicou aos demais membros da Comissão, assessores e convidados, os últimos desdobramentos do tema e os próximos passos a serem tomados.

Jean Negão, em explanação resumida, esclareceu que foram identificados problemas nos artigos 18 e 28 da Lei 14.661/2009 e nos artigos 2º, 3º, 6º, 10 e 22 do Decreto Executivo n. 3.159/2010. Foi elaborado um requerimento ao Presidente da Assembleia Legislativa, para que se promova a sustação dos referidos artigos.

Dentre outras medidas discutidas, o Vereador enfatizou a importância de reunir os Chefes dos Poderes Executivo e Legislativo de Palhoça, Garopaba e Paulo Lopes, cidades abrangidas pela APA, para discutir o tema e propor a formação de um Conselho Deliberativo, para futuramente formar um Conselho de Gestão da APA do Entorno Costeiro. Atualmente, por conta dos artigos irregulares acima citados, os governos municipais ficaram excluídos da gestão dessa Área de Preservação Ambiental, comprometendo o desenvolvimento sustentável dessas cidades.

O Vereador também propôs a contratação de um Consultor Técnico Ambiental, para realizar palestra sobre a formação de um Conselho Deliberativo na Unidade de Conservação Ambiental e sobre os meios necessários para a elaboração de um Plano de Manejo. Para o Vereador, é inadmissível a elaboração de um Plano Diretor Municipal sem um prévio Plano de Manejo para a região da APA. O Vereador também citou o Plano de Manejo da cidade de Guaratuba, no Paraná, como modelo a ser seguido por Palhoça.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 03/04/2018 - 18:15:02 por: Barbara Müller dos Santos - Alterado em: 04/04/2018 - 13:40:55 por: Barbara Müller dos Santos

SUDERF apresenta projeto de Transporte Coletivo Metropolitano na Câmara

Célio Sztoltz, Diretor Técnico da SUDERF (Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis), apresentou o projeto para instituição do Transporte Coletivo Metropolitano nas 9 cidades da Grande Florianópolis. Os Vereadores apresentaram dúvidas e questionaram a viabilidade do projeto, considerando os graves problemas de mobilidade da região.

Sargento Marquinhos e Reginaldo da Saúde tomam posse

Vereador Marcos André Barbosa (Sargento Marquinhos/PSB) e Vereador Reginaldo da Silva (Reginaldo da Saúde/Progressistas) tomaram posse durante a Sessão Ordinária da Câmara. Os Vereadores são suplentes, respectivamente, do Vereador Quintino e do Vereador Moraes, que assumiram Secretarias no Poder Executivo Municipal.