Câmara inicia implantação do ISO 9001

Câmara inicia implantação do ISO 9001 Presidente em reunião com Servidores sobre o ISO 9001
Em tempos de crise, com arrecadação menor e custos crescentes, é preciso investir em inovação para aumentar a efetividade e a eficiência dos gastos públicos. A Câmara Municipal de Palhoça, seguindo o exemplo de outros órgão públicos, deu os primeiros passos para aprimorar seus processos administrativos, implantando um projeto de gestão de qualidade certificada, através do ISO 9001:2015.

O ISO é uma organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, e está presente em 189 países. A sua principal finalidade é promover a normatização de produtos e serviços. No caso da Câmara Municipal de Palhoça, será implantado o ISO 9001:2015, que é a norma técnica internacional que estabelece um modelo de gestão de qualidade, oferecendo ferramentas de padronização de processos. É um recurso valioso para a gestão, pois agrupa um conjunto de práticas mundialmente testadas em empresas de todo o mundo, no setor público e privado.

O primeiro passo para a implantação do ISO na Câmara Municipal de Palhoça foi dado em março, quando se instituiu uma Comissão de Servidores, que realizaram um diagnóstico das necessidades da Casa Legislativa, visitaram órgão públicos que já adotaram o ISO e analisaram o melhor formato a se adotar. A visita à Câmara Municipal de Joinville, certificada pelo ISO desde 2009, foi um grande estímulo, pois a Comissão constatou o resultado do ISO 9001 na prática: padronização, eficiência e transparência na gestão.

“Vivemos tempos de descrença na política e nos políticos. Aumentar a eficiência, a qualidade e a transparência no setor público são obrigações legais e morais de qualquer gestor”, afirmou Fábio Coelho, Presidente da Câmara, a quem coube a iniciativa de buscar a certificação do ISO. Empresas e organismos públicos devem ter um plano de governança. Isso envolve a elaboração de processos que garantirão que o objetivo final da organização está sendo buscado.

A padronização e controle de processos, adquirida por meio do ISO, é um formato rápido e eficiente de se implantar um programa de gestão, mas para que a certificação seja implantada com êxito é essencial a colaboração de todos os servidores da Câmara. Desde o início da implantação, quando os processos são mapeados e é realizada uma auditoria interna, a participação do funcionário que realiza a tarefa é fundamental. “O ISO é feito de dentro para fora. Sem a colaboração de todos para que a evolução na gestão se realize, o certificado não sai do papel. Temos um time que vestiu a camisa e irá colaborar para que a gestão da Câmara fique cada vez melhor e mais transparente”, afirmou Fabinho.

Quem já implantou o ISO

Câmaras de Vereadores:
  • Joinville
  • Louveira
  • Macaé
  • Mogi Mirim
  • Sete Lagoas
  • Salvador
Tribunal de Contas:
  • Amazonas
  • Ceará
  • Goiás
  • Mato Grosso
  • São Paulo
  • Rio Grande do Sul
Protocolos desta Publicação:Criado em: 10/04/2018 - 17:56:09 por: Barbara Müller dos Santos - Alterado em: 10/04/2018 - 18:08:35 por: Barbara Müller dos Santos

Licitações: decreto que atualiza valores das compras públicas começa a valer a partir de amanhã

A atualização dos valores das licitações, passa a valer a partir desta quinta-feira, 19 de julho. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra que o Decreto 9.412/2018 , publicado no dia 19 de junho, é resultado de extensa articulação da entidade para que o Executivo publicasse a medida. O movimento municipalista destaca ainda que continuará mobilizado para que o Congresso Nacional aprove a nova Lei de...

Fala Vereador: Ailson Velho

Confira a série de entrevistas produzidas pela TV Câmara Palhoça. Com a palavra, o Vereador Ailson Velho (Progressistas/PP).

Câmara homenageia HAVAN por campanha Troco Solidário

Proposta pelo Vereador Maurício Roque da Silva (MDB), Moção de Parabenização reconhece a importância de inciativas como as da loja Havan, que por meio da campanha Troco Solidário já arrecadou mais de R$14 milhões de reais para programas sociais.

Vereadora Soraya pede curso superior no Sul

A Vereadora Soraya Limaco (PSB) usou a Tribuna para destacar o sucesso do curso de Tecnólogo em Turismo oferecido pela FMP no sul de Palhoça. Com 80% dos alunos formados em sua primeira turma, o curso foi um sucesso e deu perspectiva de vida a muitos moradores da região. A Vereadora pediu que se renove a iniciativa, dando a oportunidade de estudar a mais moradores da região Sul.

Vereador Ailson Velho toma posse na Câmara

Vereador Ailson Francisco Velho (Ailson Velho/Progressistas), suplente do Vereador Arlindo Moraes, tomou posse na Sessão Ordinária desta segunda-feira (02). Em discurso, agradeceu aos familiares, amigos e a todos que contribuíram em sua trajetória até aqui.