Câmara inicia implantação do ISO 9001

Câmara inicia implantação do ISO 9001 Presidente em reunião com Servidores sobre o ISO 9001
Em tempos de crise, com arrecadação menor e custos crescentes, é preciso investir em inovação para aumentar a efetividade e a eficiência dos gastos públicos. A Câmara Municipal de Palhoça, seguindo o exemplo de outros órgão públicos, deu os primeiros passos para aprimorar seus processos administrativos, implantando um projeto de gestão de qualidade certificada, através do ISO 9001:2015.

O ISO é uma organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, e está presente em 189 países. A sua principal finalidade é promover a normatização de produtos e serviços. No caso da Câmara Municipal de Palhoça, será implantado o ISO 9001:2015, que é a norma técnica internacional que estabelece um modelo de gestão de qualidade, oferecendo ferramentas de padronização de processos. É um recurso valioso para a gestão, pois agrupa um conjunto de práticas mundialmente testadas em empresas de todo o mundo, no setor público e privado.

O primeiro passo para a implantação do ISO na Câmara Municipal de Palhoça foi dado em março, quando se instituiu uma Comissão de Servidores, que realizaram um diagnóstico das necessidades da Casa Legislativa, visitaram órgão públicos que já adotaram o ISO e analisaram o melhor formato a se adotar. A visita à Câmara Municipal de Joinville, certificada pelo ISO desde 2009, foi um grande estímulo, pois a Comissão constatou o resultado do ISO 9001 na prática: padronização, eficiência e transparência na gestão.

“Vivemos tempos de descrença na política e nos políticos. Aumentar a eficiência, a qualidade e a transparência no setor público são obrigações legais e morais de qualquer gestor”, afirmou Fábio Coelho, Presidente da Câmara, a quem coube a iniciativa de buscar a certificação do ISO. Empresas e organismos públicos devem ter um plano de governança. Isso envolve a elaboração de processos que garantirão que o objetivo final da organização está sendo buscado.

A padronização e controle de processos, adquirida por meio do ISO, é um formato rápido e eficiente de se implantar um programa de gestão, mas para que a certificação seja implantada com êxito é essencial a colaboração de todos os servidores da Câmara. Desde o início da implantação, quando os processos são mapeados e é realizada uma auditoria interna, a participação do funcionário que realiza a tarefa é fundamental. “O ISO é feito de dentro para fora. Sem a colaboração de todos para que a evolução na gestão se realize, o certificado não sai do papel. Temos um time que vestiu a camisa e irá colaborar para que a gestão da Câmara fique cada vez melhor e mais transparente”, afirmou Fabinho.

Quem já implantou o ISO

Câmaras de Vereadores:
  • Joinville
  • Louveira
  • Macaé
  • Mogi Mirim
  • Sete Lagoas
  • Salvador
Tribunal de Contas:
  • Amazonas
  • Ceará
  • Goiás
  • Mato Grosso
  • São Paulo
  • Rio Grande do Sul

Tribuna: Desbravadores de Palhoça

Maria Moraes, representante do Grupo Desbravadores de Palhoça, agradeceu a aprovação do Dia Municipal dos Desbravadores, comemorado no dia 10 de abril.

Tribuna: Cláudio Monteiro – Mobilidade Urbana

Secretário Municipal de Segurança Pública, Cláudio Monteiro, participou da Sessão Ordinária, por solicitação do Vereador Jean Henrique Dias Carneiro, para tratar dos constantes congestionamentos na cidade e discutir medidas para melhorar a mobilidade urbana em Palhoça.

Tribuna: “Biblioteca FICA”

Representantes de Entidades Educacionais e de Estudantes usam a Tribuna para pedir a permanência da Biblioteca Pública Municipal no Centro de Palhoça, mais acessível a todos os estudantes e cidadãos. Está prevista mudança da sede da biblioteca para a FMP.

APA do Entorno Costeiro: Comissão Parlamentar reúne-se no Plenário da Câmara

Na tarde desta terça-feira (03), foi realizada reunião da Comissão Especial Parlamentar que trata da APA do Entorno Costeiro. O Vereador Jean Henrique Dias Carneiro (Jean Negão/PP) explicou aos demais membros da Comissão, assessores e convidados, os últimos desdobramentos do tema e os próximos passos a serem tomados.

Sessão Solene: Centenário Governador Ivo Silveira

Na noite desta segunda-feira (03), foi realizada Sessão Solene em homenagem ao centenário de nascimento do Governador Ivo Silveira. Palhocense ilustre, Ivo nasceu no dia 26 de março de 1918. Um dos grandes políticos que fizeram a história de Santa Catarina, faleceu aos 89 anos, em 02 de agosto de 2007.

Secretários Municipais esclarecem PPP para Iluminação Pública

A pedido do Vereador Luciano Pereira (PSB), o Secretário Adelino Machado (Keka) e o Secretário Eduardo Freccia participaram da Sessão de segunda-feira para esclarecer projeto de Parceria Público-Privada que a Prefeitura planeja implantar para o sistema de Iluminação Pública Municipal.

Tribuna: Vereador Bala protesta contra Autopista Litoral Sul

Vereador João Carlos Amândio (Bala/PSD) usou a Tribuna para protestar contra a colocação de cerca de arame farpado na margem da BR-101. Bala mencionou também o descaso com que o Município de Palhoça é tratado pela empresa concessionária da BR-101.