Demarcação de Terras Indígenas: Câmara, Moradores e Prefeitura se unem para garantir os interesses de Palhoça Comissão Especial se reúne com Procurador do Município e moradores
Na tarde desta segunda-feira, 16 de abril, a Comissão Especial de Vereadores que trata da demarcação de terras indígenas na região sul de Palhoça reuniu-se com representantes dos moradores e da Prefeitura para discutir a estratégia de defesa do Município em tema tão polêmico. Após breve exposição sobre os últimos desdobramentos do processo de demarcação, ficou decidido que o Município entrará como Terceiro Interessado em todos os processos que envolvem o tema, para melhor defender os interesses de Palhoça. Devido aos rumos que o processo de demarcação está tomando, envolvendo uma área muito maior do que a inicial, concluiu-se que será essencial a contratação de um laudo técnico antropológico sobre a região, fornecendo embasamento teórico para fundamentar a defesa.

O Procurador Municipal, Dr. Felipe Neves Linhares, explicou aos presentes a situação atual do processo de demarcação, informando que será essencial aos interesses de Palhoça participar dos processos. De acordo com o Procurador, a área envolvida é imensa, abrangendo terras no Morro dos Cavalos, Cambirela e Praia de Fora. A inclusão do município como terceiro interessado já foi definida, mas o laudo técnico antropológico é necessário para embasar os argumentos da defesa com dados técnicos de qualidade. Estavam presentes na reunião os Vereadores Luciano Pereira, Joel Filipe Gaspar (Pakão), Nirdo Artur Luz (Pitanta), Maria Rosângela Pratis (Zana), Vilson de Souza, João Carlos Amândio (Bala), Rodrigo Quintino, Marcos Roberto de Melo (Marquinho do Pacheco), Jean Henrique Dias Carneiro (Jean Negão) e o Presidente da Câmara, Vereador Fábio Coelho. Representando os moradores, estavam presentes Rodrigo Amaral Rosa, Bernadete Karklin e Gênesis Duarte, Presidente do Conselho Comunitário da Enseada de Brito.

Desde a realização da Audiência Pública tratando da Demarcação de Terras Indígenas, realizada em 14 de agosto de 2017, a Câmara de Vereadores de Palhoça vem atuando em articulação com os moradores, Prefeitura, Deputados Estaduais e Federais para que os interesses do Município e da população não sejam prejudicados pela má condução do processo de demarcação das terras.

Terrenos Baldios: Bala leva o problema à Tribuna

Acúmulo de lixo, entulho, proliferação de caramujos e mato alto são alguns dos problemas mais frequentes nos terrenos baldios espalhados pela cidade. O Vereador Bala trouxe novamente o tema ao debate no Plenário, destacando que o aumento das multas e demais sanções aos proprietários dos terrenos e às pessoas que jogam lixo em qualquer lugar são medidas urgentes.

Pakão tem vitória unânime no TRE e mantém o mandato

Juízes decidiram por 7x0 inocentar o Vereador Joel Filipe Gaspar (Pakão/PSB) da acusação de captação ilícita de sufrágio. Pakão havia sido acusado de compra de votos por um cabo eleitoral de um candidato concorrente. “A verdade prevaleceu”, afirmou o Vereador.

Tribuna: “Lixo é no Lixo!”, alerta o Vereador Fabinho

O Presidente da Câmara Municipal de Palhoça usou a Tribuna para mostrar vídeo com diversos flagrantes de terrenos e vias públicas cobertos de lixo e entulho. Educação, conscientização e multas são algumas das medidas sugeridas por Fabinho para acabar com o problema.

Campanha Iluminando Sonhos

Padre Vilson Groh, representante da Associação João Paulo II, pediu auxílio dos Vereadores para divulgação da campanha “Iluminando Sonhos”. Com contribuições descontadas da conta de luz, o auxílio destina-se a custear os trabalhos desenvolvidos pela instituição, que há 30 anos cuida de crianças e adolescentes.