Orçamento Impositivo: Vereador André Xavier defende emenda à Lei Orgânica Municipal Vereador defende emenda à Lei Orgânica que institui Orçamento Impositivo
Teve destaque no Plenário desta terça-feira (10) a discussão da Emenda à Lei Orgânica número 005/2017, de autoria do Vereador André Xavier (PR). A medida é inspirada na Emenda Constitucional número 86/2015, que trata da aplicação do chamado Orçamento Impositivo. No caso da Emenda Municipal, caso aprovada, será “obrigatória a execução orçamentária e financeira da programação incluída por emendas individuais do Legislativo Municipal. § 1º. As emendas individuais ao projeto de lei orçamentária serão aprovadas no limite de 1,2% da receita corrente líquida realizada no exercício anterior, sendo que a metade deste percentual será destinada a ações e serviços públicos de saúde”.

Autor da emenda, André Xavier defendeu sua aprovação pelos demais Vereadores, destacando que essa medida reforça o Poder Legislativo, além de canalizar recursos para obras e ações importantes para a comunidade. Como os Vereadores tem contato direto com a realidade de cada bairro, fica mais fácil eleger as medidas mais essenciais. Ele ainda afirmou que essa emenda irá beneficiar igualmente todos os Vereadores e seus bairros, pois suas emendas individuais serão aprovadas independentemente de comporem a base do governo ou a oposição. A emenda teve o apoio de vários Vereadores, que reforçaram a importância da medida para o fortalecimento da Câmara de Vereadores.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 10/05/2018 - 18:45:46 por: Barbara Müller dos Santos - Alterado em: 10/05/2018 - 19:52:09 por: Barbara Müller dos Santos

Comissão Especial Guarda do Embaú

Vereador André Xavier (PR), Presidente da Comissão Especial da Guarda do Embaú, falou na Tribuna sobre as discussões da última Audiência Pública, realizada com os moradores do bairro no dia 1º de agosto.

Legislação Municipal - Departamento Jurídico

Quer ter acesso a toda legislação aprovada na Câmara? No portal oficial, todas as leis, portarias e regulamentos ficam disponíveis para consulta. O Departamento Jurídico da Câmara oferece assessoria jurídica para o trabalho dos Vereadores e a gestão administrativa da Casa Legislativa.

Comissão de Sustentabilidade planeja as próximas ações

Balanço das ações já concretizadas, levantamento dos resultados e planejamento das próximas ações foram discutidos pela Comissão de Sustentabilidade da Câmara. Coleta seletiva, economia de papel e palestras de conscientização foram algumas das iniciativas planejadas.

Audiência Pública Guarda do Embaú

Câmara Municipal de Palhoça realiza a 2ª Audiência Pública da Guarda, reunindo moradores locais. O Vereador André Xavier, Presidente da Comissão Especial da Guarda do Embaú, enfatiza a importância de ouvir a comunidade para debater os principais problemas enfrentados no bairro, um dos locais mais visitados de Palhoça.