Orçamento Impositivo: Vereador André Xavier defende emenda à Lei Orgânica Municipal Vereador defende emenda à Lei Orgânica que institui Orçamento Impositivo
Teve destaque no Plenário desta terça-feira (10) a discussão da Emenda à Lei Orgânica número 005/2017, de autoria do Vereador André Xavier (PR). A medida é inspirada na Emenda Constitucional número 86/2015, que trata da aplicação do chamado Orçamento Impositivo. No caso da Emenda Municipal, caso aprovada, será “obrigatória a execução orçamentária e financeira da programação incluída por emendas individuais do Legislativo Municipal. § 1º. As emendas individuais ao projeto de lei orçamentária serão aprovadas no limite de 1,2% da receita corrente líquida realizada no exercício anterior, sendo que a metade deste percentual será destinada a ações e serviços públicos de saúde”.

Autor da emenda, André Xavier defendeu sua aprovação pelos demais Vereadores, destacando que essa medida reforça o Poder Legislativo, além de canalizar recursos para obras e ações importantes para a comunidade. Como os Vereadores tem contato direto com a realidade de cada bairro, fica mais fácil eleger as medidas mais essenciais. Ele ainda afirmou que essa emenda irá beneficiar igualmente todos os Vereadores e seus bairros, pois suas emendas individuais serão aprovadas independentemente de comporem a base do governo ou a oposição. A emenda teve o apoio de vários Vereadores, que reforçaram a importância da medida para o fortalecimento da Câmara de Vereadores.

Terrenos Baldios: Bala leva o problema à Tribuna

Acúmulo de lixo, entulho, proliferação de caramujos e mato alto são alguns dos problemas mais frequentes nos terrenos baldios espalhados pela cidade. O Vereador Bala trouxe novamente o tema ao debate no Plenário, destacando que o aumento das multas e demais sanções aos proprietários dos terrenos e às pessoas que jogam lixo em qualquer lugar são medidas urgentes.

Pakão tem vitória unânime no TRE e mantém o mandato

Juízes decidiram por 7x0 inocentar o Vereador Joel Filipe Gaspar (Pakão/PSB) da acusação de captação ilícita de sufrágio. Pakão havia sido acusado de compra de votos por um cabo eleitoral de um candidato concorrente. “A verdade prevaleceu”, afirmou o Vereador.

Tribuna: “Lixo é no Lixo!”, alerta o Vereador Fabinho

O Presidente da Câmara Municipal de Palhoça usou a Tribuna para mostrar vídeo com diversos flagrantes de terrenos e vias públicas cobertos de lixo e entulho. Educação, conscientização e multas são algumas das medidas sugeridas por Fabinho para acabar com o problema.

Campanha Iluminando Sonhos

Padre Vilson Groh, representante da Associação João Paulo II, pediu auxílio dos Vereadores para divulgação da campanha “Iluminando Sonhos”. Com contribuições descontadas da conta de luz, o auxílio destina-se a custear os trabalhos desenvolvidos pela instituição, que há 30 anos cuida de crianças e adolescentes.