100%

Orçamento Impositivo: Vereador André Xavier defende emenda à Lei Orgânica Municipal

Orçamento Impositivo: Vereador André Xavier defende emenda à Lei Orgânica Municipal Vereador defende emenda à Lei Orgânica que institui Orçamento Impositivo
Teve destaque no Plenário desta terça-feira (10) a discussão da Emenda à Lei Orgânica número 005/2017, de autoria do Vereador André Xavier (PR). A medida é inspirada na Emenda Constitucional número 86/2015, que trata da aplicação do chamado Orçamento Impositivo. No caso da Emenda Municipal, caso aprovada, será “obrigatória a execução orçamentária e financeira da programação incluída por emendas individuais do Legislativo Municipal. § 1º. As emendas individuais ao projeto de lei orçamentária serão aprovadas no limite de 1,2% da receita corrente líquida realizada no exercício anterior, sendo que a metade deste percentual será destinada a ações e serviços públicos de saúde”.

Autor da emenda, André Xavier defendeu sua aprovação pelos demais Vereadores, destacando que essa medida reforça o Poder Legislativo, além de canalizar recursos para obras e ações importantes para a comunidade. Como os Vereadores tem contato direto com a realidade de cada bairro, fica mais fácil eleger as medidas mais essenciais. Ele ainda afirmou que essa emenda irá beneficiar igualmente todos os Vereadores e seus bairros, pois suas emendas individuais serão aprovadas independentemente de comporem a base do governo ou a oposição. A emenda teve o apoio de vários Vereadores, que reforçaram a importância da medida para o fortalecimento da Câmara de Vereadores. 

Assista pela TV Câmara Palhoça:




 

Notícias

Terrenos Baldios: Bala leva o problema à Tribuna
Terrenos Baldios: Bala leva o problema à Tribuna

Acúmulo de lixo, entulho, proliferação de caramujos e mato alto são alguns dos problemas mais frequentes nos terrenos baldios espalhados pela cidade. O Vereador Bala trouxe novamente o tema ao debate no Plenário, destacando que o aumento das multas e demais sanções aos proprietários dos terrenos e às pessoas que jogam lixo em qualquer lugar são medidas urgentes.

Pakão tem vitória unânime no TRE e mantém o mandato
Pakão tem vitória unânime no TRE e mantém o mandato

Juízes decidiram por 7x0 inocentar o Vereador Joel Filipe Gaspar (Pakão/PSB) da acusação de captação ilícita de sufrágio. Pakão havia sido acusado de compra de votos por um cabo eleitoral de um candidato concorrente. “A verdade prevaleceu”, afirmou o Vereador.

Tribuna: “Lixo é no Lixo!”, alerta o Vereador Fabinho
Tribuna: “Lixo é no Lixo!”, alerta o Vereador Fabinho

O Presidente da Câmara Municipal de Palhoça usou a Tribuna para mostrar vídeo com diversos flagrantes de terrenos e vias públicas cobertos de lixo e entulho. Educação, conscientização e multas são algumas das medidas sugeridas por Fabinho para acabar com o problema.

Campanha Iluminando Sonhos
Campanha Iluminando Sonhos

Padre Vilson Groh, representante da Associação João Paulo II, pediu auxílio dos Vereadores para divulgação da campanha “Iluminando Sonhos”. Com contribuições descontadas da conta de luz, o auxílio destina-se a custear os trabalhos desenvolvidos pela instituição, que há 30 anos cuida de crianças e adolescentes.