Vigilância Sanitária fala da proliferação do Caramujo Africano

Vigilância Sanitária fala da proliferação do Caramujo Africano Rodrigo Legatti fala sobre a proliferação do Caramujo Africano
Rodrigo Legatti, representante da Vigilância Sanitária de Palhoça, usou a Tribuna para falar da proliferação do Caramujo Africano (Achatina fulica) e orientações para combate ao molusco. Introduzido no Brasil nos anos 1980 por engano, por criadores que pensavam que se tratava do escargot, molusco comestível, o caramujo africano tornou-se uma praga em todo o país.

Sem predadores e resistente a condições climáticas diversas, é classificado pelo Ministério do Meio Ambiente como uma praga urbana. A Instrução Normativa 73/2005 proíbe a criação e comercialização do Achatina fulica, mas a erradicação da espécie em território nacional depende da colaboração de toda a população.

O Caramujo Africano ataca e destrói plantações, contamina frutas e legumes, além de transmitir vermes e provocar doenças. Quanto adulto, atinge 15 cm de comprimento e oito cm de largura. Atualmente é encontrado em 14 estados brasileiros. É resistente à seca e ao frio. Sobe com facilidade em muros e invade casas. Sobrevive em terrenos baldios, plantações abandonadas, sobras de construções, pilhas de telhas e tijolos.

Rodrigo Legatti explicou a importância de se manter os terrenos limpos e conservados, pois a falta de manutenção de terrenos baldios, deixados com mato alto, entulho e lixo facilitam a proliferação da praga.

Assista a Tribuna na íntegra com a participação dos Vereadores:

Protocolos desta Publicação:Criado em: 05/07/2018 - 16:04:43 por: Barbara Müller dos Santos - Alterado em: 05/07/2018 - 16:18:49 por: Barbara Müller dos Santos

SUDERF apresenta projeto de Transporte Coletivo Metropolitano na Câmara

Célio Sztoltz, Diretor Técnico da SUDERF (Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis), apresentou o projeto para instituição do Transporte Coletivo Metropolitano nas 9 cidades da Grande Florianópolis. Os Vereadores apresentaram dúvidas e questionaram a viabilidade do projeto, considerando os graves problemas de mobilidade da região.

Sargento Marquinhos e Reginaldo da Saúde tomam posse

Vereador Marcos André Barbosa (Sargento Marquinhos/PSB) e Vereador Reginaldo da Silva (Reginaldo da Saúde/Progressistas) tomaram posse durante a Sessão Ordinária da Câmara. Os Vereadores são suplentes, respectivamente, do Vereador Quintino e do Vereador Moraes, que assumiram Secretarias no Poder Executivo Municipal.