Vigilância Sanitária fala da proliferação do Caramujo Africano

Vigilância Sanitária fala da proliferação do Caramujo Africano Rodrigo Legatti fala sobre a proliferação do Caramujo Africano
Rodrigo Legatti, representante da Vigilância Sanitária de Palhoça, usou a Tribuna para falar da proliferação do Caramujo Africano (Achatina fulica) e orientações para combate ao molusco. Introduzido no Brasil nos anos 1980 por engano, por criadores que pensavam que se tratava do escargot, molusco comestível, o caramujo africano tornou-se uma praga em todo o país.

Sem predadores e resistente a condições climáticas diversas, é classificado pelo Ministério do Meio Ambiente como uma praga urbana. A Instrução Normativa 73/2005 proíbe a criação e comercialização do Achatina fulica, mas a erradicação da espécie em território nacional depende da colaboração de toda a população.

O Caramujo Africano ataca e destrói plantações, contamina frutas e legumes, além de transmitir vermes e provocar doenças. Quanto adulto, atinge 15 cm de comprimento e oito cm de largura. Atualmente é encontrado em 14 estados brasileiros. É resistente à seca e ao frio. Sobe com facilidade em muros e invade casas. Sobrevive em terrenos baldios, plantações abandonadas, sobras de construções, pilhas de telhas e tijolos.

Rodrigo Legatti explicou a importância de se manter os terrenos limpos e conservados, pois a falta de manutenção de terrenos baldios, deixados com mato alto, entulho e lixo facilitam a proliferação da praga.

Assista a Tribuna na íntegra com a participação dos Vereadores:

Protocolos desta Publicação:Criado em: 05/07/2018 - 16:04:43 por: Barbara Müller dos Santos - Alterado em: 05/07/2018 - 16:18:49 por: Barbara Müller dos Santos

Licitações: decreto que atualiza valores das compras públicas começa a valer a partir de amanhã

A atualização dos valores das licitações, passa a valer a partir desta quinta-feira, 19 de julho. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra que o Decreto 9.412/2018 , publicado no dia 19 de junho, é resultado de extensa articulação da entidade para que o Executivo publicasse a medida. O movimento municipalista destaca ainda que continuará mobilizado para que o Congresso Nacional aprove a nova Lei de...

Fala Vereador: Ailson Velho

Confira a série de entrevistas produzidas pela TV Câmara Palhoça. Com a palavra, o Vereador Ailson Velho (Progressistas/PP).

Câmara homenageia HAVAN por campanha Troco Solidário

Proposta pelo Vereador Maurício Roque da Silva (MDB), Moção de Parabenização reconhece a importância de inciativas como as da loja Havan, que por meio da campanha Troco Solidário já arrecadou mais de R$14 milhões de reais para programas sociais.

Vereadora Soraya pede curso superior no Sul

A Vereadora Soraya Limaco (PSB) usou a Tribuna para destacar o sucesso do curso de Tecnólogo em Turismo oferecido pela FMP no sul de Palhoça. Com 80% dos alunos formados em sua primeira turma, o curso foi um sucesso e deu perspectiva de vida a muitos moradores da região. A Vereadora pediu que se renove a iniciativa, dando a oportunidade de estudar a mais moradores da região Sul.

Vereador Ailson Velho toma posse na Câmara

Vereador Ailson Francisco Velho (Ailson Velho/Progressistas), suplente do Vereador Arlindo Moraes, tomou posse na Sessão Ordinária desta segunda-feira (02). Em discurso, agradeceu aos familiares, amigos e a todos que contribuíram em sua trajetória até aqui.