100%

Apresentação, Atividades e Mandatos

Nirdo Artur Luz

Nome: Nirdo Artur Luz
Apelido: Pitanta
Filiação: DEM
Data Nasc.: 04/07/1954
Estado Civil: Casado(a)
Celular: 9 8606-2500
E-mail: vereadorpitanta@hotmail.com
Profissão: Aposentado

NIRDO ARTUR LUZ, conhecido como Pitanta, filho de Artur Joaquim da Luz e Natalina Martins da Luz nasceu em Palhoça, casado com Ana Rita Pagani Luz, com três filhos, Rafael Pagani Luz, Michelle Pagani Luz e Jacqueline Pagani Luz. Uma de suas características é a personalidade forte, determinado sempre defende seus ideais e trabalha firme em prol das necessidades da população, fazendo dessa bandeira sua melhor marca.
Pitanta iniciou sua vida política aos 20 anos. Atualmente é o único vereador brasileiro com a expressiva marca de 40 anos interruptos, o que reforça a carreira ilibada de homem público sem nenhuma mancha em sua trajetória.

Seu primeiro mandato foi no ano de 1976. Com empenho e sonhos de um jovem fez história na Câmara e foi reeleito em 1980, 1984 e 1988, sendo sempre o mais votado. Em 1992 foi eleito como o segundo vereador mais votado e, em 1996, voltou a ter o maior numero de votos, sendo o único vereador a ser votado em 100% das urnas do município, recebendo a aprovação de eleitores em todos os bairros de Palhoça. Em 2000, a saga de Pitanta reforçou-se e mais uma vez foi eleito pelo Partido da Frente Liberal (PFL), fato que se repetiu em 2004.

Sua atuação como vereador e Presidente da Câmara fez com que no ano de 2008 se elegesse mais uma vez com expressivos 2.833 votos, Pitanta costuma dizer: “Sonhos Jovens não envelhecem jamais”, e assim faz de seus ideais uma constante renovação.

No ano de 2012 foi cotado para ser candidato a prefeito ou vice-prefeito, mas optou por ficar como vereador e mais uma vez repetiu o desejo de seus eleitores, elegendo-se com expressiva votação.

Durante sua vida política reivindicou junto às esferas federal, estadual e municipal, vários projetos relevantes, que proporcionaram qualidade de vida, desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental, elevando a auto estima dos Palhocenses.

No Início do mandato de 2013 foi aclamado por unanimidade como Presidente da Câmara, e num ato de coragem e amor por Palhoça assumiu a Prefeitura do Município, em decorrência de decisão judicial. Assim, até que o novo prefeito assumisse, Pitanta garantiu que Palhoça seguisse a sua trajetória, voltada para o desenvolvimento com total atenção aos interesses dos munícipes. Em Junho de 2013 após a justiça determinar a nomeação do segundo candidato à Prefeitura de Palhoça, Pitanta voltou para a Câmara de Vereadores como Presidente. Em 2016, Pitanta se candidatou pelo Democratas e foi o segundo candidato mais votado, recebendo 2.317 votos. 
 
Em sua carreira política é quase impossível não falar de sua mãe, Dona Natalina, pessoa muito querida da população palhocense. Além de ser a responsável direta por seu ingresso na vida política, foi também sua constante incentivadora.