Contorno Viário: Pitanta relata debate na ALESC

Contorno Viário: Pitanta relata debate na ALESC Pitanta defende suspensão de pedágio até conclusão da obra do Contorno Viário
Na Sessão Ordinária desta terça-feira, 7 de novembro, o Vereador Nirdo Artur Luz (Pitanta/DEM) usou a Tribuna para relatar a participação dele e dos Vereadores João Carlos Amândio (Bala/PSD) e Luciano Pereira (PSB) no debate sobre o trânsito das marginais e Contorno Viário da BR-101, que ocorreu na Assembleia Legislativa na manhã desta segunda-feira. Além do Diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Jorge Bastos, e de representantes da Autopista Litoral Sul, empresa concessionária do trecho da rodovia em SC, estavam presentes deputados e políticos dos municípios da Grande Florianópolis.

Pitanta destacou os atrasos na conclusão do contorno viário, prorrogada para 2020, sugerindo a suspensão da cobrança do pedágio enquanto a obra não fique pronta. O congestionamento diário enfrentado pela população de Palhoça e municípios vizinhos está insustentável, e o tráfego nas marginais e dentro das cidades chegou ao limite, pois muitos motoristas saem da BR para tentar caminhos alternativos.

O Vereador Luciano Pereira complementou que a empresa concessionária não estipula metas específicas com prazo determinado, destacando que a  construção de uma terceira pista ajudaria a diminuir o caos no trânsito. Bala parabenizou a atuação de Pitanta no tema e também enfatizou a importância da construção da terceira pista.

Na reunião, Jorge Bastos afirmou que, ainda que seja favorável aos pleitos, uma decisão final sobre a questão depende de uma comissão estabelecida pela ANTT, com representantes da concessionária, usuários e autoridades locais. Bastos afirmou ainda que as obras estão aceleradas e não há como aplicar penalidades. "Se a obra não estiver andando, podemos penalizar os responsáveis, mas estamos fiscalizando e ela segue em ritmo acelerado. A realidade é que dependemos de licenciamentos”, complementou.

O Coordenador do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes), Jaime Ziliotto, afirmou que a conclusão da obra do contorno viário é vista como prioritária para solucionar os problemas do tráfego na região.

Além dos Vereadores e do Prefeito Camilo Martins (PSD), estavam presentes os Deputados Federais João Paulo Kleinubing (PSD) e Esperidião Amin (PP); os Deputados Estaduais João Amin (PP), Mário Marcondes (PSDB) e Altair Silva (PP).

Protocolos desta Publicação:Criado em: 08/11/2017 - 15:19:36 por: Barbara Müller dos Santos - Alterado em: 09/11/2017 - 14:21:14 por: Barbara Müller dos Santos

Diretoria do CEI Voo Livre é destaque na Câmara

A Diretora Débora Leonia de Assunção e a Diretora Adjunta Roberta Moreira tiveram o trabalho e dedicação ao CEI Voo Livre reconhecidos pelos pais, comunidade e Vereadores. Em homenagem realizada no Plenário da Câmara, foi entregue Moção de Parabenização, de autoria do Vereador Luciano Pereira.

Moção - Renato Sehn e Ricardo Scherer

A Câmara de Municipal de Palhoça homenageou Ricardo Scherer e Renato Sehn com Moção de Parabenização pela luta em favor da lei que instituiu a Área de Preservação Ambiental (APA) do Entorno Costeiro de Palhoça e municípios vizinhos.