100%

Câmara inicia implantação do ISO 9001

Câmara inicia implantação do ISO 9001 Presidente em reunião com Servidores sobre o ISO 9001
Em tempos de crise, com arrecadação menor e custos crescentes, é preciso investir em inovação para aumentar a efetividade e a eficiência dos gastos públicos. A Câmara Municipal de Palhoça, seguindo o exemplo de outros órgão públicos, deu os primeiros passos para aprimorar seus processos administrativos, implantando um projeto de gestão de qualidade certificada, através do ISO 9001:2015.

O ISO é uma organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, e está presente em 189 países. A sua principal finalidade é promover a normatização de produtos e serviços. No caso da Câmara Municipal de Palhoça, será implantado o ISO 9001:2015, que é a norma técnica internacional que estabelece um modelo de gestão de qualidade, oferecendo ferramentas de padronização de processos. É um recurso valioso para a gestão, pois agrupa um conjunto de práticas mundialmente testadas em empresas de todo o mundo, no setor público e privado.

O primeiro passo para a implantação do ISO na Câmara Municipal de Palhoça foi dado em março, quando se instituiu uma Comissão de Servidores, que realizaram um diagnóstico das necessidades da Casa Legislativa, visitaram órgão públicos que já adotaram o ISO e analisaram o melhor formato a se adotar. A visita à Câmara Municipal de Joinville, certificada pelo ISO desde 2009, foi um grande estímulo, pois a Comissão constatou o resultado do ISO 9001 na prática: padronização, eficiência e transparência na gestão.

“Vivemos tempos de descrença na política e nos políticos. Aumentar a eficiência, a qualidade e a transparência no setor público são obrigações legais e morais de qualquer gestor”, afirmou Fábio Coelho, Presidente da Câmara, a quem coube a iniciativa de buscar a certificação do ISO. Empresas e organismos públicos devem ter um plano de governança. Isso envolve a elaboração de processos que garantirão que o objetivo final da organização está sendo buscado.

A padronização e controle de processos, adquirida por meio do ISO, é um formato rápido e eficiente de se implantar um programa de gestão, mas para que a certificação seja implantada com êxito é essencial a colaboração de todos os servidores da Câmara. Desde o início da implantação, quando os processos são mapeados e é realizada uma auditoria interna, a participação do funcionário que realiza a tarefa é fundamental. “O ISO é feito de dentro para fora. Sem a colaboração de todos para que a evolução na gestão se realize, o certificado não sai do papel. Temos um time que vestiu a camisa e irá colaborar para que a gestão da Câmara fique cada vez melhor e mais transparente”, afirmou Fabinho.

Quem já implantou o ISO

Câmaras de Vereadores:
  • Joinville
  • Louveira
  • Macaé
  • Mogi Mirim
  • Sete Lagoas
  • Salvador
Tribunal de Contas:
  • Amazonas
  • Ceará
  • Goiás
  • Mato Grosso
  • São Paulo
  • Rio Grande do Sul
Protocolos desta Publicação:Criado em: 10/04/2018 - 17:56:09 por: Barbara Müller dos Santos - Alterado em: 10/04/2018 - 18:08:35 por: Barbara Müller dos Santos

Notícias

Professora Angelita Pereira é homenageada na Câmara
Professora Angelita Pereira é homenageada na Câmara

A Moção de Parabenização, de autoria do Vereador Rosiney Horácio, foi entregue após discurso emocionado da Secretária de Educação do Município, Shirley Nobre Scharf, que agradeceu à Angelita pelo trabalho de uma vida inteira na educação, modelo a ser seguido por todos os profissionais da área.

No Dia do Professor, Câmara faz homenagem a profissionais da Educação Municipal
No Dia do Professor, Câmara faz homenagem a profissionais da Educação Municipal

Sônia da Costa Vilaça e Cristiane Hillesheim recebem Moção de Parabenização pelo trabalho realizado a serviço da rede municipal de ensino. A dedicação, zelo e amor com que exercem seu trabalho são exemplo e merecem o reconhecimento de todos. A homenagem foi dedicada não apenas à Sônia e Cristiane, mas a toda a equipe que dedica-se diariamente, ajudando na formação das crianças de Palhoça.

Vereadores elegem Mesa Diretora para o biênio 2019-2020
Vereadores elegem Mesa Diretora para o biênio 2019-2020

Após disputa acirrada, Vereadores chegam a acordo e elegem chapa por consenso. Vereador Neném do Bertilo será o Presidente da Câmara, e Vereador Joel Pakão será Vice-Presidente. Vereadores Tavinho, Fabinho e Pitanta serão respectivamente Primeiro, Segundo e Terceiro Secretários. Para chegar ao consenso, ficou acordado que o Vereador Pakão assumirá a Presidência em 2020.

Vereador Marcos André entrega moção a policias do Pelotão de Trânsito
Vereador Marcos André entrega moção a policias do Pelotão de Trânsito

Vereador Sargento Marquinhos homenageou os Policiais Militares Sargento José Nazário, Soldado Alexsander Broering Farias, Soldado Juliana Steinbach da Silva Franz, Soldado Giselli Cristina Dias, Soldado Eduardo Zimmermann Schutz, Soldado Jonatan de Carvalho Arceno, Soldado Tiago Martins e Soldado Walisson Pereira de Moura, que atuam no Pelotão de Trânsito do 16º Batalhão da PM, em Palhoça.

Outubro Rosa na Câmara: Vereadora Zana faz discurso de abertura
Outubro Rosa na Câmara: Vereadora Zana faz discurso de abertura

Além de destacar a importância da conscientização de todos, mulheres e homens, para vencer a luta contra o Câncer de Mama, a Vereadora Zana convidou a Coordenadora do Programa de Saúde da Mulher de Palhoça, Juliana Medeiros de Souza, para falar sobre a programação do Outubro Rosa da Prefeitura.

Moção de Parabenização - Policiais Militares
Moção de Parabenização - Policiais Militares

Homenagem aos policiais integrantes do Pelotão de Patrulhamento Tático e da Agência de Inteligência do 16º Batalhão de Palhoça. As moções foram elaboradas pelo Vereador Marcos André Barbosa.

Violência contra a mulher: Acolhimento FGA
Violência contra a mulher: Acolhimento FGA

Integrantes da ONG Für Gott Arbeit (FGA) falaram na tribuna da Câmara de Vereadores sobre os casos de violência contra a mulher em Palhoça. Os números são preocupantes. O serviço de acolhimento prestado pela ONG a mulheres vítimas de violência é considerado essencial no combate ao problema.

Audiência Pública: Mobilidade Urbana
Audiência Pública: Mobilidade Urbana

Vereador Luciano Pereira (PSB) anuncia a realização de Audiência Pública sobre MOBILIDADE URBANA no dia 07 de novembro, 20 horas, na Câmara Municipal de Palhoça. O Vereador relatou o caos diário vivido pelos palhocenses pela falta de mobilidade na Grande Florianópolis. Além de destacar a importância da presença de todas as autoridades responsáveis nas esferas federal, estadual e municipal, Luciano enfatizou a importância da participação da população na Audiência e do envolvimento de todos os Vereadores na mobilização.