SUDERF apresenta projeto de Transporte Coletivo Metropolitano na Câmara

SUDERF apresenta projeto de Transporte Coletivo Metropolitano na Câmara Diretor Técnico da SUDERF, Célio Sztoltz, apresenta projeto aos Vereadores
Na tarde desta terça-feira, 18, no Plenário da Câmara Municipal de Palhoça, foi apresentado aos Vereadores o projeto de instituição do Transporte Coletivo Metropolitano da Grande Florianópolis, elaborado pela SUDERF. A reunião foi marcada pelo Diretor Técnico da instituição, Célio Sztoltz, com o objetivo de esclarecer os Vereadores sobre a reestruturação do transporte coletivo da região metropolitana, responder questionamentos e debater os próximos passos necessários para a implementação do novo sistema integrado.

Entre as medidas apontadas pelo Diretor estão a criação de zonas tarifárias, a inclusão de novas linhas de ônibus, a melhoria da qualidade da frota e a redução da tarifa média paga pelos usuários. Célio destacou que a gestão integrada irá beneficiar os usuários do transporte coletivo dos nove municípios envolvidos.

Os Vereadores mostraram preocupação com a viabilidade do projeto, especialmente devido aos problemas de mobilidade urbana enfrentados na Grande Florianópolis. Sem a resolução dos gargalos de infraestrutura, como conclusão de uma terceira pista e a implantação de corredores de ônibus, os Vereadores afirmam que teremos “mais do mesmo”.

Os Vereadores de Palhoça também se preocupam com a transferência da gestão do transporte coletivo para um ente estadual, reclamando que a cidade sempre acaba prejudicada e os Vereadores não têm acesso aos responsáveis para resolver os problemas. O Diretor da SUDERF destacou que o transporte metropolitano terá “gestão associada”, com a formação de um Comitê Executivo formado pela SUDERF e representantes dos nove municípios da Grande Florianópolis.

Para que a região metropolitana seja instituída ainda faltam várias etapas, que incluem a aprovação de Projeto de Lei na Assembleia Legislativa; realização de Audiências Públicas; assinatura de Convênio de Cooperação e assinatura de contratos de programa entre a SUDERF e cada município, detalhando linhas e horários de ônibus. Os convênios devem ser ratificados pelas Câmaras Municipais, por isso a importância de esclarecer o projeto para os Vereadores.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 19/09/2018 - 17:44:38 por: Barbara Müller dos Santos - Alterado em: 20/09/2018 - 12:46:51 por: Barbara Müller dos Santos

Diretoria do CEI Voo Livre é destaque na Câmara

A Diretora Débora Leonia de Assunção e a Diretora Adjunta Roberta Moreira tiveram o trabalho e dedicação ao CEI Voo Livre reconhecidos pelos pais, comunidade e Vereadores. Em homenagem realizada no Plenário da Câmara, foi entregue Moção de Parabenização, de autoria do Vereador Luciano Pereira.

Moção - Renato Sehn e Ricardo Scherer

A Câmara de Municipal de Palhoça homenageou Ricardo Scherer e Renato Sehn com Moção de Parabenização pela luta em favor da lei que instituiu a Área de Preservação Ambiental (APA) do Entorno Costeiro de Palhoça e municípios vizinhos.